Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCOS MONTEIRO DE FARIAS
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA PORTUGOL WEBSTUDIO.
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de álgebra no primeiro ano do Ensino
Médio, utilizando a ferramenta de programação Portugol Webstudio na resolução de problemas
presentes na apostila do Sistema Estruturado de Ensino (SEE) da rede estadual de Mato
Grosso. O estudo visa evidenciar a relação entre álgebra e programação, introduzindo o pensamento
computacional, por meio da construção de algoritmos, como uma forma de tornar o
aprendizado mais dinâmico e envolvente, capacitando os estudantes a se tornarem solucionadores
de problemas. A metodologia empregada envolve a aplicação de atividades didáticas que
integram conceitos algébricos e computacionais, e foi implementada em cinco turmas do período
matutino da Escola Estadual 19 de Julho, em Peixoto de Azevedo-MT, utilizando uma
abordagem mista, com coleta de dados por meio de questionários e avaliações. Os resultados
indicam que o uso do Portugol Webstudio despertou o interesse dos estudantes pela matemática
e pela programação, promoveu maior participação em sala de aula e facilitou a compreensão dos conceitos algébricos, além de aprimorar a capacidade de resolver problemas. O estudo sugere que o uso do Portugol Webstudio, apesar de exigir planejamento e infraestrutura adequada, teve um impacto positivo no aprendizado, integrando o pensamento computacional e a programação, como recomendado pela BNCC. As conclusões obtidas indicam que essa abordagem pode ser uma estratégia eficaz para aprimorar o ensino de matemática, preparando os estudantes para os desafios do mundo digital e estimulando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
[Download TCC]