Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MAURICIO CAMPOS
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do uso do App Inventor
para a aprendizagem significativa dos conceitos relacionados às Equações Polinomiais de
Segundo Grau. Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e no
construcionismo de Papert, o trabalho buscou identificar os conhecimentos prévios dos
estudantes, como a substituição de variáveis, a ordem de resolução das operações matemáticas
básicas e noções fundamentais de lógica, essenciais para o uso da plataforma. A análise da
aprendizagem foi realizada por meio da criação de aplicativos, utilizando o App Inventor
como ferramenta para promover uma abordagem prática e ativa na construção do
conhecimento. Além de resolver problemas envolvendo Equações Polinomiais de Segundo
Grau, a metodologia adotada proporcionou aos estudantes uma alternativa às abordagens
tradicionais, explorando a programação em blocos como um meio de facilitar a compreensão
dos conceitos matemáticos. Os resultados indicam que o uso da programação em blocos não
apenas favoreceu a compreensão dos conteúdos matemáticos, mas também contribuiu para o
desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o pensamento lógico e a resolução de
problemas. Além disso, a aplicação dessa abordagem no ensino da matemática estimulou
competências associadas ao pensamento computacional, alinhando-se às diretrizes da Base
Nacional Comum Curricular e preparando os estudantes para os desafios do mundo digital e
tecnológico.
[Download TCC]