Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOEL BRAGANCA JUNIOR
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
TRIGONOMETRIA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DO TEODOLITO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2
Resumo
Um aprendizado significativo em trigonometria e no uso do teodolito envolve conectar os conceitos a situações do mundo real, permitindo que os alunos vejam a utilidade prática desses conhecimentos e desenvolvam uma compreensão mais profunda. O presente estudo buscou elucidar e responder ao seguinte questionamento: Qual a importância do emprego do Teodolito para o aprendizado dos conceitos de trigonometria direcionado aos estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental II? Para isso tem-se por objetivo geral de investigar a importância do emprego do Teodolito no aprendizado dos conceitos de trigonometria para uma aprendizagem significativa. Este trabalho se constitui enquanto uma pesquisa de abordagem qualitativa. A metodologia abordada tem sido adotada como metodologia de ensino inovadora, classificada como Metodologia da aprendizagem criativa, ela busca envolver os alunos, encorajando-os a construir um teodolito caseiro, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades essenciais, a aplicação da sequência de atividades didáticas com coleta de dados foi implementada em duas turmas de 9º ano do Centro Integrado de Atividades Culturais (CIAC) Raymundo de Andrade no decorrer do 2º semestre do ano de 2023. A relevância deste trabalho vai além de fórmulas matemáticas desenhadas no quadro de forma tradicional. Portanto, avalia-se que a realização de atividades diversificadas gera e desperta o interesse dos alunos, visto ser uma grande aliada na prática pedagógica do professor, permitindo um alcance dos objetivos pedagógicos, visando melhor desempenho do ensino aprendizagem.
[Download TCC]