Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAFAEL FARIA BOIA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
O Uso do GeoGebra e da Resolução de Problemas no Ensino de Funções para Turmas de 9º ano
Resumo
Ensinar os conceitos iniciais de funções muitas vezes representa um grande desafio para o professor. No entanto, o software GeoGebra pode ser uma ferramenta útil para ajudar os estudantes a visualizarem e compreender o assunto de uma maneira mais fácil e prática. Além disso, a metodologia de Resolução de Problemas pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades importantes, na construção do conhecimento matemático, aplicando os conceitos aprendidos em situações que sejam relevantes e presentes no contexto em que está inserido. O principal objetivo desta pesquisa é verificar a possibilidade de uso e os efeitos do software GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções polinomiais em turmas do 9º ano do ensino fundamental, realizando uma contextualização com a realidade dos educandos, propondo problemas práticos e contextualizados a partir da metodologia da Resolução de Problemas. Para isso, foi realizada uma breve análise bibliográfica a respeito do currículo das escolas estaduais do Espírito Santo, com a finalidade de adequar e reconhecer as habilidades que devem ser trabalhadas nessa modalidade de ensino no contexto onde foi realizada a pesquisa. Posteriormente, foi ministrada uma oficina de apresentação do software, para que os educandos se ambientem com a plataforma e com as ferramentas digitais que foram utilizadas no processo. O instrumento principal da pesquisa foi a criação de uma sequência didática, tendo como base os princípios da Resolução de Problemas, criando problemas significativos e contextualizados. Para finalizar a etapa dos aspectos metodológicos, foram criados formulários de avaliação para analisar quantitativamente e qualitativamente os resultados gerados. Ao final do processo, temos como resultado uma sequência didática que de fato pode auxiliar o professor do 9º ano a ministrar o ensino dos conceitos iniciais de funções, contemplando o uso de tecnologia a uma abordagem que pode ajudar a tornar o ensino de funções mais envolvente e significativo para os alunos, tendo em vista que a mesma faz parte do dia a dia do educando e pode ser trabalhada em sala de aula.
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