Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THAIS CANTALEJO GUSSANI MAGANHA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
USO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA PARA EXPLORAR A RELAÇÃO DE EULER NA EJA
Resumo
O origami é uma técnica japonesa de dobrar papel para criar formas. Além de ser uma atividade relaxante e divertida também pode ser utilizado como uma ferramenta educacional para ensinar conceitos matemáticos, especialmente sobre sólidos geométricos. Buscando a partir do objetivo geral: Promover o desenvolvimento das noções de sólidos geométricos e a relação de Euler, que é um dos conceitos mais importantes da matemática que se refere a relação entre vértices, faces e arestas de um poliedro convexo, utilizando o recurso Origami. Este trabalho se constitui enquanto uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas 03 atividades. A pesquisa é de caráter qualitativo, e a aplicação didática com coleta de dados foi implementadas em uma turma de 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos no decorrer do 2°semestre do ano de 2023. A análise foi a de conteúdos que é um método para analisar os dados de pesquisa qualitativa, dados que descrevem e ilustram a realidade, mas que não podem ser quantificados, sendo utilizado para analisar os questionários. Vários pontos mostram que as aulas práticas, através de experimentações e demonstrações instigam o aluno, assim, fica evidente que a confecção dos origamis, que trazem demonstração das teorias apresentadas durante as aulas proporciona, ao estudante, no decorrer de seu processo de aprendizagem, uma visualização do conteúdo a ser aprendido e que ele faz parte desse aprendizado.
[Download TCC]