Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FELIPE NONATO DA SILVA
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
DEMONSTRAÇÕES PARA O DESAFIO GEOMÉTRICO DE JAKOB STEINER: ABORDAGENS PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta dissertação enfatiza a relevância do ensino de matemática no crescimento cognitivo e intelectual dos estudantes, com foco especial nas demonstrações como estratégia pedagógica no ensino básico. O objetivo principal é explorar essas demonstrações como uma estratégia pedagógica, visando enriquecer o ensino de matemática no ensino médio, impulsionar o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos e fomentar a aprendizagem significativa. Para isso, apresentamos algumas demonstrações do desafio geométrico proposto por Jakob Steiner, conhecido como \"Pizza de Steiner\". A abordagem visa não apenas transmitir conhecimentos, mas também compartilhar com os professores de matemática do ensino médio um material didático que possa ser utilizado para estimular um processo de aprendizagem significativa.
[Download TCC]