MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ADRIANO DOS SANTOS

URCA - Universidade Regional do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): Alternativa pedagógica viável no ensino de Geometria Plana
Resumo
O presente trabalho vem abordar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como alternativa pedagógica viável no ensino de geometria plana. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais por meio de trabalhos colaborativos. A ABP contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, promovendo uma aprendizagem significativa. O principal objetivo deste trabalho é apresentar a ABP como um método de aprendizagem significativo e eficaz, que pode ser utilizado nos diversos níveis de ensino e nas mais diferentes disciplinas, principal- mente na Geometria Plana. A metodologia adotada foi uma análise de revisão de literatura, com ênfase em livros e artigos de autores mais recentes e com melhor con- teúdo sobre o tema abordado. Conclui-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma estratégia de método inovadora, em que os estudantes tra- balham com o objetivo de solucionar um problema real ou simulado a partir de um contexto. Trata-se, portanto, de um método de aprendizagem centrado no aluno, que deixa o papel de receptor passivo do conhecimento e assume o lugar de protagonista de seu próprio aprendizado por meio da pesquisa.
[Download TCC]