Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE CICERO BOAVENTURA ALVES DA COSTA
URCA - Universidade Regional do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO PARA O ENEM: uma proposta motivada por observações em uma escola pública do Ceará
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo geral explicitar a relevância de se ensinar o conteúdo de razão e proporção no ensino médio, visando uma preparação de qualidade dos alunos para o Enem. Neste propósito, o presente trabalho: apresenta as fundamentações legais e pedagógicas, os objetivos formativos e as intencionalidades curriculares do ensino médio e do Enem, e como o Enem influencia o currículo de matemática da escola brasileira; expõe as fundamentações e as orientações legais para o ensino de razão e proporção na escolarização básica brasileira; exibe alguns índices de aprendizagem de razão e proporção em escolas públicas computados pelo Spaece, relevantes para a proposta deste trabalho; e mostra uma análise de como, os conteúdos razão e proporção são cobrados no Enem. Aqui também destacamos alguns dados indicadores da aprendizagem de razão e proporção gerados pelo Sisedu de uma escola pública de ensino médio do Ceará, que servem como motivação preliminar para o desenvolvimento desta pesquisa, e apresentamos uma revisão teórica de razão, proporção e proporcionalidade entre grandezas, fundamentada teoricamente a nível de ensino médio, seguida de algumas aplicações relevantes por meio de questões aplicadas no Enem.
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