MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RODRIGO DOMINGUES

UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Ponta Grossa - PR

Dissertação

Título
PROBABILIDADE NO ENSINO BÁSICO: POSSIBILIDADES PARA UMA ABORDAGEM AXIOMÁTICA
Resumo
No presente trabalho, cujo tema principal trata do conteúdo de probabilidade e de seu ensino, apresentamos como este conteúdo está sendo trabalhado em nosso país, através de uma análise documental baseada em documentos ociais da educação e em livros integrantes do Plano Nacional do Livro Didático. Com o objetivo de contribuirmos com o ensino do conteúdo probabilidade, especialmente na escola pública, propomos uma abordagem de ensino axiomática para o 8º ano do ensino fundamental. Uma sequência didática é produto desta dissertação. Adicionalmente, em um paralelo com as geometrias não-euclidianas, apresentamos uma extensão para a teoria de probabilidade de A. Kolmogorov, devida a M. Burgin. Tal teoria estendida admite a possibilidade de probabilidades negativas. Como aplicações de probabilidades negativas, apresentamos um modelo de precicação de opções e uma análise do lançamento de meia moeda.
[Download TCC]