Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RODRIGO DOMINGUES
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Ponta Grossa - PR
Dissertação
Título
PROBABILIDADE NO ENSINO BÁSICO: POSSIBILIDADES PARA UMA ABORDAGEM AXIOMÁTICA
Resumo
No presente trabalho, cujo tema principal trata do conteúdo de probabilidade e de seu
ensino, apresentamos como este conteúdo está sendo trabalhado em nosso país, através de
uma análise documental baseada em documentos ociais da educação e em livros integrantes
do Plano Nacional do Livro Didático. Com o objetivo de contribuirmos com o ensino
do conteúdo probabilidade, especialmente na escola pública, propomos uma abordagem de
ensino axiomática para o 8º ano do ensino fundamental. Uma sequência didática é produto
desta dissertação. Adicionalmente, em um paralelo com as geometrias não-euclidianas,
apresentamos uma extensão para a teoria de probabilidade de A. Kolmogorov, devida
a M. Burgin. Tal teoria estendida admite a possibilidade de probabilidades negativas.
Como aplicações de probabilidades negativas, apresentamos um modelo de precicação
de opções e uma análise do lançamento de meia moeda.
[Download TCC]