Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JAQUELINE JOVINIANO DA SILVA
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Utilização de jogo de sinuca no ensino da Geometria Euclidiana no ensino médio
Resumo
Esse trabalho investigou a eficácia da utilização do jogo de sinuca como uma ferramenta pedagógica para o ensino de geometria plana no terceiro ano do ensino médio. O objetivo foi verificar se o uso de sequência didática baseada no jogo de sinuca pode melhorar a compreensão e o desempenho dos alunos em geometria. O estudo foi conduzido com quatro turmas do terceiro ano em uma escola pública de ensino integral, sendo três turmas experimentais e uma turma controle. As três turmas
experimentais foram submetidas a aplicação de sequência didática utilizando o jogo de sinuca para o ensino da geometria, enquanto isso, a turma controle teve aulas tradicionais de geometria. A metodologia empregada incluiu a aplicação de avaliações diagnósticas antes e após à intervenção das aulas, além de autoavaliação dos estudantes para medir o progresso e a percepção individual sobre o aprendizado. Os resultados mostraram uma melhora significativa no desempenho dos alunos na avaliação pós-intervenção em comparação à avaliação antes da intervenção, indicando que o uso do jogo de sinuca como ferramenta didática foi eficaz no ensino da geometria. As autoavaliações dos alunos revelaram um aumento na concentração e no interesse pelo aprendizado da geometria, bem como uma melhor compreensão dos conceitos ensinados. A pesquisa concluiu que o jogo de sinuca pode ser uma estratégia pedagógica válida para o ensino de geometria no ensino médio, pois a aplicação da sequência didática que combinou teoria e prática, proporcionou uma experiência de aprendizado mais dinâmica e engajadora para os alunos, facilitando a assimilação dos conceitos estudados. Além disso, o uso de avaliações diagnósticas, junto com as autoavaliações, permitiu uma avaliação abrangente do progresso dos alunos e da eficácia do método utilizado.
[Download TCC]