Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAFAEL DE BRITO ALVES BELO
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Papercraft: Uma prática para o ensino da geometria no Ensino Médio
Resumo
Esse trabalho explora a eficácia do uso de papercraft como ferramenta pedagógica no ensino da geometria para alunos do terceiro ano do ensino médio. O estudo investiga como atividades práticas envolvendo papercraft, mediadas pelo professor, podem melhorar a compreensão dos conceitos geométricos e o desempenho dos alunos. A avaliação inclui o desempenho em teste bimestral, comprometimento, trabalho em grupo, assiduidade e frequência dos alunos. O estudo foi realizado com uma turma do terceiro ano em uma escola pública. O processo iniciou-se com a elaboração de atividades que envolvem a construção de modelos geométricos usando papercraft. As atividades foram projetadas para serem realizadas em grupo, com o professor atuando como mediador, orientando e facilitando a construção dos modelos e mostrando à relação desses modelos com a geometria. Os resultados mostraram um desempenho significativo dos alunos no teste bimestral após a implementação das atividades com papercraft. Além disso, os alunos demonstraram maior comprometimento e interesse nas aulas de geometria. O trabalho em grupo proporcionou um ambiente colaborativo que favoreceu a troca de ideias e o aprendizado em conjunto. A assiduidade e a frequência dos alunos também foram elevadas, indicando um maior interesse e envolvimento nas atividades. A pesquisa concluiu que o uso do papercraft como material didático fpi eficaz no ensino de geometria no terceiro ano do ensino médio. A mediação do professor e a abordagem prática das atividades promoveram um aprendizado mais ativo e significativo. A avaliação abrangente, que considerou múltiplos aspectos do desempenho dos alunos, confirmou a eficácia da metodologia empregada, sugerindo que o papercraft pode ser uma estratégia valiosa para o ensino de geometria.
[Download TCC]