Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SOCRATES ILDEFONSO FARIAS DA SILVA
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Jogos Africanos no Ensino de Matemática: Proposta de Sequências Didáticas para a Educação Básica
Resumo
Neste trabalho são apresentadas dez sequências didáticas (SD) envolvendo conteúdos matemáticos e jogos de tabuleiros africanos a fim de trazer, através da interdisciplinaridade, a história dos jogos e de seus países de origem, uma prática que suscita as nossas raízes afrodescendentes. Assim, são apresentadas formas de aprender e revisar conteúdos matemáticos por meio da construção dos tabuleiros e na realização de exercícios envolvendo os jogos. Foi utilizado como recurso para reforçar este tema a lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática \"História e Cultura Afro-Brasileira\". Esta lei tem como foco uma educação transdisciplinar e multirreferencial, a qual este trabalho se propõe alcançar. Além de trabalhar com jogos como recurso didático, visando diminuir os bloqueios que os alunos têm com a disciplina ao mesmo tempo que possibilita um aprendizado mais prazeroso e significativo. Algumas destas sequências didáticas foram desenvolvidas para a disciplina eletiva “Jogos matemáticos africanos” e foram expostas neste trabalho quatro vivências e a culminância realizada na semana da consciência negra da escola.
[Download TCC]