Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WELERSON SILVA DE CARVALHO
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Uma abordagem da geometria analítica com ênfase para estudantes com deficiência visual
Resumo
Analisando o ensino da geometria analítica para estudantes com deficiência visual e as possibilidades de aprendizagem para esses estudantes, baseando-se no currículo de Pernambuco e na base nacional comum curricular (BNCC), organizamos o trabalho em um levantamento de dados estatísticos sobre as pessoas com deficiência visual inseridos na educação e o ensino da geometria analítica, fortalecendo o embasamento teórico por meio da BNCC e dos conceitos do ensino médio da geometria analítica. O desenvolvimento da parte teórica dos conceitos da geometria analítica, se concretiza com a construção do multiplano de geometria analítica (MULTIGEA) para que estudantes com deficiência visual possam, por meio do tato, explorar, compreender e resolver problemas matemáticos usando o MULTIGEA com fichas legendadas que facilitam a leitura tátil para estudantes não brailistas.
[Download TCC]