Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCAS GONCALVES MENESES
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG
Dissertação
Título
FORMATAÇÃO DE QUESTÕES NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E SOLUÇÕES
Resumo
A aplicação de avaliações escritas é uma etapa do processo de ensino utilizada como um dos instrumentos avaliativos para diagnosticar os problemas de aprendizagem. A elaboração das provas é uma atividade do professor, que demanda aptidão para construir questões que sejam capazes de intervir nos processos educativos. No entanto, no caso da matemática, tal elaboração envolve uma linguagem específica com a inclusão de símbolos, equações, fórmulas e gráficos, o que dificulta sua formatação. Desta forma, faz-se necessário que o professor tenha o conhecimento de ferramentas tecnológicas e softwares que possibilitem um design mais elegante para a compreensão das questões. Apesar disto, muitos professores desconhecem recursos computacionais que facilitam a construção desses exercícios, ou mesmo, pela falta de habilidade e tempo, não utilizam fontes próprias e apenas modificam questões disponibilizadas em sites, ocasionando perda de configuração de enunciados e/ou alternativas durante a impressão. Por comodidade, os docentes optam por exercício com formatação simples, para facilitar a preparação das provas. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as dificuldades encontradas pelos professores na formatação das questões e elaborar modelos de avaliações escritas de matemática utilizando softwares e linguagens computacionais específicas, além de disponibilizá-los a professores da Educação Básica. Inicialmente, foi elaborado um questionário no Formulário Google incluindo perguntas fechadas, abrangendo temas como tempo de atuação e formação profissional, tipo de escola e nível de ensino, métodos usados na edição e formatação das questões e as principais dificuldades encontradas na elaboração e diagramação das avaliações. O link do questionário foi compartilhado com professores da área da matemática, que lecionam no ensino fundamental e/ou médio, tanto da rede particular quanto da pública. Na segunda etapa, foi realizado um estudo das ferramentas de linguagem para gerar arquivos de texto com suporte para inserção de símbolos, construção de fórmulas e produção de imagens. Foram obtidas 229 respostas sendo os resultados exportados para planilhas e analisados. Observou-se que 87% dos entrevistados disseram que utilizam o Word como principal editor de texto, e apenas 39% afirmaram ter facilidade na elaboração de provas escritas. Como consequência, 81% já tiveram que anular alguma questão. As questões envolvendo gráficos foram apontadas como as mais desafiadoras, seguidas das relacionadas a sistemas. Os resultados indicam a necessidade de formação complementar para os docentes, visando aprimorar seus conhecimentos em recursos computacionais que possam facilitar a formatação das questões avaliativas. Simultaneamente à análise do questionário, foi desenvolvido um template na linguagem LaTeX, utilizando o editor online de texto Overleaf® no qual é possível compartilhar link e utilizar pacotes como o TikZ no documento de classe examdesign para gerar scripts. Elaborou-se então, exemplos de questões, incluindo diferentes versões aleatorizadas das provas objetivas e seus respectivos gabaritos.
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Recurso Educacional 1
Título
Template de divulgação dos exemplos de provas escritas
Veículo
EduCapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748698
[Acesso externo]
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