Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GUSTAVO BARBOSA RIBEIRO
UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia - Barreiras - BA
Dissertação
Título
ACESSIBILIDADE DIDÁTICA E O ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS: ANÁLISE DE TAREFAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho aborda as implicações metodológicas da noção de acessibilidade didática na reconstrução de praxeologias matemáticas para estudantes surdos, analisando o livro didático de Matemática do ensino médio. Inicialmente, discute-se a definição de acessibilidade didática como um conjunto de condições que permitem aos alunos acessar o conhecimento, abrangendo formas de estudo, situações de ensino, recursos e apoios. Em seguida, detalha-se a praxeologia matemática como uma abordagem para entender as práticas educativas e o acesso ao conhecimento matemático, destacando a necessidade de adaptações específicas para estudantes surdos. A pesquisa também propõe a utilização de recursos interativos e dinâmicos, como o software GeoGebra, para promover a compreensão visual dos conceitos matemáticos. Ao adaptar práticas pedagógicas e utilizar ferramentas como o GeoGebra, é possível criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e equitativo. Por fim, a pesquisa contribui para a discussão sobre a necessidade de formar professores capacitados para atender às demandas de acessibilidade e inclusão, promovendo uma Educação Matemática que considere as especificidades dos alunos surdos.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Material Curricular Educativo utilizando o GeoGebra
Veículo
Portal eduCapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921755
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]