MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEONNY GEORGE

UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia - Barreiras - BA

Dissertação

Título
TAREFAS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como o uso de tarefas investigativas pode potencializar os processos de ensino e de aprendizagem de estatística no Ensino Médio. Para que obtivéssemos essa compreensão, nossa pesquisa foi desenvolvida por meio de quatro objetivos específicos, a saber: investigar como estudantes de uma turma do ensino médio planejam, organizam, coletam, analisam e produzem um relatório de pesquisa amostral; analisar como os estudantes usam os conceitos estatísticos na produção de uma pesquisa amostral com referência contextual na realidade; analisar o desempenho dos estudantes antes e depois de uma tarefa investigativa com execução de uma pesquisa amostral com referência contextual na realidade; produzir cartilha de orientação para o professor sobre o trabalho com tarefas investigativas para o ensino de estatística. Observamos que, nos questionamentos dos estudantes, surgem inicialmente questões diretas, relacionadas à questão da pesquisa. Sem um interesse (ou conhecimento sobre a importância de se conhecer uma amostra), não incluem perguntas de delimitação para o conhecimento da amostra. Entretanto, a tarefa desenvolvida com cunho investigativo que foi proposta aos estudantes possibilitou uma gama diversificada de respostas e padrões analisados por eles. Em seus processos de elaboração dos relatórios, estes estudantes aplicam algumas técnicas transnumerativas como construção de tabelas e gráficos, cálculos de medidas resumo e classificação de variáveis, além de integrarem a estatística com o contexto em que vivem. Apesar do desempenho nas tarefas diagnósticas não mostrar um avanço significativo, notamos uma melhora percentual nos desempenhos ao compararmos as tarefas diagnósticas antes e depois da tarefa investigativa. A prática investigativa propiciou o desenvolvimento do ciclo investigativo, auxiliando no letramento estatístico destes estudantes. As práticas se fazem necessárias para que os estudantes atribuam significado ao conteúdo trabalhado, como propomos em nosso estudo.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Cartilha de Orientação Ao Professor para o Ensino de Estatística no Ensino Médio
Veículo
Portal eduCapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921791      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]