Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEONNY GEORGE
UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia - Barreiras - BA
Dissertação
Título
TAREFAS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como o uso de tarefas investigativas
pode potencializar os processos de ensino e de aprendizagem de estatística no Ensino Médio.
Para que obtivéssemos essa compreensão, nossa pesquisa foi desenvolvida por meio de quatro
objetivos específicos, a saber: investigar como estudantes de uma turma do ensino médio
planejam, organizam, coletam, analisam e produzem um relatório de pesquisa amostral; analisar
como os estudantes usam os conceitos estatísticos na produção de uma pesquisa amostral com
referência contextual na realidade; analisar o desempenho dos estudantes antes e depois de uma
tarefa investigativa com execução de uma pesquisa amostral com referência contextual na
realidade; produzir cartilha de orientação para o professor sobre o trabalho com tarefas
investigativas para o ensino de estatística. Observamos que, nos questionamentos dos
estudantes, surgem inicialmente questões diretas, relacionadas à questão da pesquisa. Sem um
interesse (ou conhecimento sobre a importância de se conhecer uma amostra), não incluem
perguntas de delimitação para o conhecimento da amostra. Entretanto, a tarefa desenvolvida
com cunho investigativo que foi proposta aos estudantes possibilitou uma gama diversificada
de respostas e padrões analisados por eles. Em seus processos de elaboração dos relatórios,
estes estudantes aplicam algumas técnicas transnumerativas como construção de tabelas e
gráficos, cálculos de medidas resumo e classificação de variáveis, além de integrarem a
estatística com o contexto em que vivem. Apesar do desempenho nas tarefas diagnósticas não
mostrar um avanço significativo, notamos uma melhora percentual nos desempenhos ao
compararmos as tarefas diagnósticas antes e depois da tarefa investigativa. A prática
investigativa propiciou o desenvolvimento do ciclo investigativo, auxiliando no letramento
estatístico destes estudantes. As práticas se fazem necessárias para que os estudantes atribuam
significado ao conteúdo trabalhado, como propomos em nosso estudo.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Cartilha de Orientação Ao Professor para o Ensino de Estatística no Ensino Médio
Veículo
Portal eduCapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921791
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]