MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LARISSE DE FATIMA LOPES AZOLA

UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas - Alfenas - MG

Dissertação

Título
ANÁLISE DAS HABILIDADES NA PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NO ENEM
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi implantado em 1998 com o objetivo de produzir indicadores de qualidade e avaliar as competências desenvolvidas pelo estudante no final da educação básica. Houve uma reestruturação a partir de 2009, que ficou conhecida como Novo ENEM, mas continuou avaliando as habilidades desenvolvidas pelos estudantes no final do Ensino Médio (EM). A matriz de referência do ENEM para a área de Matemática e suas Tecnologias é composta por sete competências, cada uma delas com suas respectivas habilidades, que se relacionam com os documentos oficiais da educação básica. O ENEM como avaliação de larga escala relaciona-se com a qualidade da aprendizagem matemática no Brasil. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise das habilidades matemáticas no ENEM e utiliza uma abordagem quantitativa de pesquisa. Para isto, foi realizada a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre as habilidades matemáticas no ENEM, no âmbito de dissertações do PROFMAT, além da análise dos microdados do ENEM. Como resultados tem-se o panorama geral das provas de Matemática e suas Tecnologias entre 2009 e 2023 e por ele foi possível identificar quais são as habilidades matemáticas mais cobradas e menos cobradas no ENEM, quais foram as médias nestas provas da Escola Estadual Doutor Emílio Silveira no município de Alfenas- MG neste período, perceber que ela está na média em relação às outras escolas públicas e que há uma diferença significativa em relação às médias das escolas particulares do município. Apesar das médias das escolas da rede particular no ENEM terem sido mais altas que as médias das escolas da rede pública no município entre 2013 e 2015, o índice de formação adequada para lecionarem Matemática no Ensino Médio dos professores da Escola Estadual Doutor Emílio Silveira neste período foi maior em relação ao índice dos professores da rede privada de ensino. Como produto final, este trabalho apresenta uma cartilha informativa sobre a obtenção dos dados dos itens de Matemática e a interpretação de seus resultados para professores que ensinam Matemática, com o objetivo de auxiliá-los na preparação de suas aulas para que os estudantes das escolas públicas possam estar melhor preparados para o ENEM e para a vida pessoal e profissional.
[Download TCC]