Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUIZ GUSTAVO ALVES SILVA
UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas - Alfenas - MG
Dissertação
Título
JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de números inteiros baseada na aplicação de um jogo de tabuleiro educativo que foi proposto pelos pesquisadores como um produto educacional. Tal proposta surgiu da necessidade de se buscar alternativas para transpor a Matemática formal para uma linguagem lúdica e atrativa a estudantes da Educação Básica. A pesquisa buscou fazer aplicações práticas do referido jogo em salas de aula de 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, a fim de verificar a eficácia do jogo a partir de uma perspectiva socioconstrutivista. Como principais suportes teóricos, foi adotada a abordagem proposta por Lev Semyonovich Vygotsky, que leva em conta a interação entre indivíduos em diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem, bem como os estudos do educador matemático Cristiano Alberto Muniz que aponta os jogos como um instrumento de mediação entre as dimensões intrapessoais e socioculturais durante os processos de ensino-aprendizagem da Matemática. Os resultados preliminares desta pesquisa indicam que o jogo proposto cumpre seu objetivo de ser divertido e interativo, embora haja a possibilidade de que estudos futuros possam ser aprofundados a partir desses resultados aqui experienciados.
[Download TCC]