Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOELMIR PEREIRA DE VARGAS
IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS
Dissertação
Título
ESTATÍSTICA E CONSUMO CONSCIENTE: uma proposta didática contextualizada para o 9º ano do Ensino Fundamental
Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma proposta didática contextualizada para o ensino
de estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, considerando como tema
norteador o consumo consciente, assunto que faz parte do 12º Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável “Consumo e Produção Responsáveis”. Buscamos
mostrar a importância do ensino de estatística para que o estudante seja capaz de
realizar a leitura, interpretação, construção de tabelas e gráficos e a produção de
texto escrito para a comunicação de dados, obtendo assim um letramento
estatístico, aspecto fundamental da educação estatística. Para que os objetivos
dessa proposta didática fossem alcançados, foram desenvolvidas duas sequências
didáticas: uma sobre o consumo consciente da água e a outra sobre a relação entre
o consumo e a produção de lixo e resíduos. Elas foram elaboradas baseando-se nos
fundamentos dos Cenários para Investigação, segundo as concepções de Ole
Skovsmose, em que os alunos são levados a debater e refletir sobre questões que
vão muito além dos números apresentados nos problemas propostos, como
questões sociais, políticas e econômicas. As sequências didáticas utilizam alguns
dados da realidade da comunidade escolar, essa estratégia tende a desenvolver um
maior engajamento dos estudantes, pois estarão trabalhando com informações da
sua realidade, o que também permite ao professor conhecer melhor a realidade de
seus alunos.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
ESTATÍSTICA E CONSUMO CONSCIENTE: uma proposta didática contextualizada para o 9º ano do Ensino Fundamental
Veículo
eduCAPES
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922248
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]