MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOELMIR PEREIRA DE VARGAS

IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS

Dissertação

Título
ESTATÍSTICA E CONSUMO CONSCIENTE: uma proposta didática contextualizada para o 9º ano do Ensino Fundamental
Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma proposta didática contextualizada para o ensino de estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, considerando como tema norteador o consumo consciente, assunto que faz parte do 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Consumo e Produção Responsáveis”. Buscamos mostrar a importância do ensino de estatística para que o estudante seja capaz de realizar a leitura, interpretação, construção de tabelas e gráficos e a produção de texto escrito para a comunicação de dados, obtendo assim um letramento estatístico, aspecto fundamental da educação estatística. Para que os objetivos dessa proposta didática fossem alcançados, foram desenvolvidas duas sequências didáticas: uma sobre o consumo consciente da água e a outra sobre a relação entre o consumo e a produção de lixo e resíduos. Elas foram elaboradas baseando-se nos fundamentos dos Cenários para Investigação, segundo as concepções de Ole Skovsmose, em que os alunos são levados a debater e refletir sobre questões que vão muito além dos números apresentados nos problemas propostos, como questões sociais, políticas e econômicas. As sequências didáticas utilizam alguns dados da realidade da comunidade escolar, essa estratégia tende a desenvolver um maior engajamento dos estudantes, pois estarão trabalhando com informações da sua realidade, o que também permite ao professor conhecer melhor a realidade de seus alunos.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
ESTATÍSTICA E CONSUMO CONSCIENTE: uma proposta didática contextualizada para o 9º ano do Ensino Fundamental
Veículo
eduCAPES
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922248      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]