Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RENATO ELIAS DOS SANTOS D AVILA JUNIOR
IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS
Dissertação
Título
JOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE? Uma sequência didática para ensino de probabilidade
Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática para o ensino de
Probabilidade, fundamentada na origem da Teoria da Probabilidade, que remonta aos
jogos de azar. Historicamente, jogadores e matemáticos dedicaram-se a análises,
comparações, estratégias e cálculos relacionados às frequências das ocorrências nos
jogos de apostas. A compreensão desse contexto histórico sugere que o uso de jogos
pode ser um recurso propício para o ensino de Probabilidade, oferecendo uma
abordagem dinâmica e envolvente. A sequência didática elaborada consiste em
quatro encontros, nos quais são propostos jogos que visam transmitir conceitos
fundamentais de Probabilidade. O objetivo é criar uma experiência educativa que
permita aos estudantes não apenas compreender teoricamente, mas também
vivenciar na prática os conceitos de Probabilidade, apostas e pagamentos de apostas
contra a banca. Essa abordagem visa estimular a reflexão dos estudantes sobre
conceitos matemáticos, proporcionando uma compreensão mais profunda e
significativa dos conceitos probabilísticos e, ao mesmo tempo, envolvê-los em
situações práticas e desafiadoras, incentivando a aplicação dos conhecimentos
matemáticos em contextos do cotidiano, como os jogos de azar. Assim, a sequência
didática representa não apenas um conjunto de atividades, mas um produto concreto
desta dissertação, refletindo a inovação e a busca por estratégias pedagógicas
eficazes no ensino de Probabilidade.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
JOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE PROBABILIDADE
Veículo
eduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869606
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]