MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RENATO ELIAS DOS SANTOS D AVILA JUNIOR

IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS

Dissertação

Título
JOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE? Uma sequência didática para ensino de probabilidade
Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática para o ensino de Probabilidade, fundamentada na origem da Teoria da Probabilidade, que remonta aos jogos de azar. Historicamente, jogadores e matemáticos dedicaram-se a análises, comparações, estratégias e cálculos relacionados às frequências das ocorrências nos jogos de apostas. A compreensão desse contexto histórico sugere que o uso de jogos pode ser um recurso propício para o ensino de Probabilidade, oferecendo uma abordagem dinâmica e envolvente. A sequência didática elaborada consiste em quatro encontros, nos quais são propostos jogos que visam transmitir conceitos fundamentais de Probabilidade. O objetivo é criar uma experiência educativa que permita aos estudantes não apenas compreender teoricamente, mas também vivenciar na prática os conceitos de Probabilidade, apostas e pagamentos de apostas contra a banca. Essa abordagem visa estimular a reflexão dos estudantes sobre conceitos matemáticos, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos probabilísticos e, ao mesmo tempo, envolvê-los em situações práticas e desafiadoras, incentivando a aplicação dos conhecimentos matemáticos em contextos do cotidiano, como os jogos de azar. Assim, a sequência didática representa não apenas um conjunto de atividades, mas um produto concreto desta dissertação, refletindo a inovação e a busca por estratégias pedagógicas eficazes no ensino de Probabilidade.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
JOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE PROBABILIDADE
Veículo
eduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869606      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]