Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THAIS SCHULZ
IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS
Dissertação
Título
RAZÃO E PROPORÇÃO ATRAVÉS DE RECEITAS DE FAMÍLIA: Uma proposta de sequência didática
Resumo
A escola na atualidade é um ambiente de estudo e socialização para crianças e jovens. Por isso, é necessário ter em mente que a interação social é parte fundamental do processo de aprendizagem escolar, como nos traz a teoria de Vigotski (2007, 2009, 2020), conhecida como sociointeracionista. Paralelamente, por várias razões, são frequentes as queixas dos alunos sobre a (falta de) aplicabilidade dos conteúdos vistos na escola nas situações do cotidiano fora do ambiente escolar. Por esta razão, neste trabalho, propõe-se uma sequência didática para o 7º ano do Ensino Fundamental, buscando conectar o conteúdo de Razão e Proporção com receitas das famílias dos alunos, partindo de algo afetivo e presente na sua vida fora da escola – as receitas – e investigando nelas os conteúdos citados através de atividades em trios, valorizando a interação entre os estudantes. Essa sequência didática foi aplicada em uma turma na qual a pesquisadora é professora titular, em uma escola pública de turno integral, no Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se como investigação qualitativa proposta por Bogdan e Biklen (1999), e para análise, foram consideradas as atividades realizadas pelos alunos. Durante a aplicação, percebeu-se um aumento no interesse dos alunos sobre o conteúdo estudado e, analisando seus relatos e
produções, foi possível verificar que os alunos se dedicaram mais às tarefas nos grupos e que perceberam que a interação com seus pares durante a realização das tarefas foi importante para sua aprendizagem. Por fim, sugerem-se adaptações no tempo de duração das atividades e que a sequência didática possa ser ajustada partindo-se das receitas de família dos alunos que realizarão as atividades.
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