MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WAGNER ROMERO DA SILVA

IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS

Dissertação

Título
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA PARA DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: introdução à multiplicação
Resumo
A preocupação de muitos pesquisadores tem se centrado na dificuldade enfrentada por professores do ensino fundamental dos anos iniciais, ao tentarem promover o entendimento das concepções matemáticas em suas aulas. Nessa direção, alinhado às ideias de conhecimento pedagógico e específico de conteúdo, esta proposta de trabalho procurou investigar o perfil de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental- Anos Iniciais, analisando aspectos relacionados à formação matemática na graduação ou formação continuada, e à prática docente sobre o ensino de matemática, em específico ao conteúdo de multiplicação. Para isso, foram convidados professores de escolas da grande Porto Alegre a responderem um questionário e a participarem de uma oficina formativa, na qual aplicou-se uma sequência didática que propôs um momento de formação e de reflexão de oito horas, dividido em dois encontros. Essa oficina tinha como objetivo discutir o ensino de multiplicação nos anos iniciais, abordando o conhecimento específico do conteúdo quanto às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo reflexões entre conhecimento matemático e o conhecimento didático-pedagógico. Ainda, como resultado, além de ampliar a compreensão sobre tal questão, tem-se como produto a sequência didática que enfatiza o conhecimento matemático centrando todas as ideias em torno do conceito de multiplicação para os anos iniciais. Discorrendo sobre sua predição na BNCC, aponta-se a justificativa do uso da multiplicação como adição de parcelas iguais como base para os demais significados da multiplicação: disposição retangular, proporcionalidade e combinatória. Por fim, com o intuito de contribuir na formação continuada de licenciados em pedagogia, enquanto o questionário apontou pontos fundamentais que revelaram fragilidades ou falta de preparo durante a graduação, a sequência didática sinalizou uma formação incompleta ou insuficiente. Desse modo, baseado em Curi (2011), a presente pesquisa propõe sugestões de ensino centrado no seu conceito e apontamentos na tentativa de solucionar os problemas elencados.
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