Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WAGNER ROMERO DA SILVA
IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA PARA DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: introdução à multiplicação
Resumo
A preocupação de muitos pesquisadores tem se centrado na dificuldade
enfrentada por professores do ensino fundamental dos anos iniciais, ao tentarem
promover o entendimento das concepções matemáticas em suas aulas. Nessa
direção, alinhado às ideias de conhecimento pedagógico e específico de conteúdo,
esta proposta de trabalho procurou investigar o perfil de professores que ensinam
matemática no Ensino Fundamental- Anos Iniciais, analisando aspectos
relacionados à formação matemática na graduação ou formação continuada, e à
prática docente sobre o ensino de matemática, em específico ao conteúdo de
multiplicação. Para isso, foram convidados professores de escolas da grande Porto
Alegre a responderem um questionário e a participarem de uma oficina formativa, na
qual aplicou-se uma sequência didática que propôs um momento de formação e de
reflexão de oito horas, dividido em dois encontros. Essa oficina tinha como objetivo
discutir o ensino de multiplicação nos anos iniciais, abordando o conhecimento
específico do conteúdo quanto às orientações da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), estabelecendo reflexões entre conhecimento matemático e o conhecimento
didático-pedagógico. Ainda, como resultado, além de ampliar a compreensão sobre
tal questão, tem-se como produto a sequência didática que enfatiza o conhecimento
matemático centrando todas as ideias em torno do conceito de multiplicação para os
anos iniciais. Discorrendo sobre sua predição na BNCC, aponta-se a justificativa do
uso da multiplicação como adição de parcelas iguais como base para os demais
significados da multiplicação: disposição retangular, proporcionalidade e
combinatória. Por fim, com o intuito de contribuir na formação continuada de
licenciados em pedagogia, enquanto o questionário apontou pontos fundamentais
que revelaram fragilidades ou falta de preparo durante a graduação, a sequência
didática sinalizou uma formação incompleta ou insuficiente. Desse modo, baseado
em Curi (2011), a presente pesquisa propõe sugestões de ensino centrado no seu
conceito e apontamentos na tentativa de solucionar os problemas elencados.
[Download TCC]