Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLOVIS ADILSON HAUENSTEIN
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS
Dissertação
Título
APRENDIZAGEM BASEADA NO CURRÍCULO EM ESPIRAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS NO PLANO CARTESIANO
Resumo
O estudo do plano cartesiano está presente nas habilidades curriculares da Base Nacional
Comum Curricular – BNCC desde o 5º ano do Ensino Fundamental, sendo retomado a cada
ano com novas possibilidades e abordagens, e recomendado o uso de tecnologias digitais para
o seu desenvolvimento. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar a aprendizagem
de conceitos sobre o plano cartesiano como: a representação de pontos, figuras, retas, simetrias
e obras de arte, por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como referencial
teórico a aprendizagem baseada no currículo em espiral de Jerome Bruner. O estudo foi
desenvolvido junto a 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de
Teutônia/RS, por meio de uma sequência didática composta por atividades a serem resolvidas
em lápis e papel e fazendo o uso do software GrafEq. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica com vistas a identificar como o plano cartesiano é abordado na BNCC nos Anos
Finais do Ensino Fundamental, com base no currículo em espiral de Jerome Bruner e como o
tema aparece nas avaliações de aprendizagem nacionais e estaduais como a Prova Brasil. Os
dados coletados foram analisados em uma perspectiva qualitativa com base nas resoluções das
atividades, por parte dos alunos, durante as aulas de Matemática, sendo a atividade final
reproduzir a réplica de uma obra de arte do artista Rubem Valentim. Os resultados mostraram
a relevância do tema; e o modo como os conteúdos estão dispostos na BNCC, aliado ao recurso
tecnológico como o software GrafEq, contribuiu para uma aprendizagem em espiral,
possibilitando a compreensão e o desenvolvimento das habilidades propostas na BNCC.
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