MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLOVIS ADILSON HAUENSTEIN

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS

Dissertação

Título
APRENDIZAGEM BASEADA NO CURRÍCULO EM ESPIRAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS NO PLANO CARTESIANO
Resumo
O estudo do plano cartesiano está presente nas habilidades curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC desde o 5º ano do Ensino Fundamental, sendo retomado a cada ano com novas possibilidades e abordagens, e recomendado o uso de tecnologias digitais para o seu desenvolvimento. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar a aprendizagem de conceitos sobre o plano cartesiano como: a representação de pontos, figuras, retas, simetrias e obras de arte, por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como referencial teórico a aprendizagem baseada no currículo em espiral de Jerome Bruner. O estudo foi desenvolvido junto a 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Teutônia/RS, por meio de uma sequência didática composta por atividades a serem resolvidas em lápis e papel e fazendo o uso do software GrafEq. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com vistas a identificar como o plano cartesiano é abordado na BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com base no currículo em espiral de Jerome Bruner e como o tema aparece nas avaliações de aprendizagem nacionais e estaduais como a Prova Brasil. Os dados coletados foram analisados em uma perspectiva qualitativa com base nas resoluções das atividades, por parte dos alunos, durante as aulas de Matemática, sendo a atividade final reproduzir a réplica de uma obra de arte do artista Rubem Valentim. Os resultados mostraram a relevância do tema; e o modo como os conteúdos estão dispostos na BNCC, aliado ao recurso tecnológico como o software GrafEq, contribuiu para uma aprendizagem em espiral, possibilitando a compreensão e o desenvolvimento das habilidades propostas na BNCC.
[Download TCC]