MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SAMANTA MARIA DANI

UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville - SC

Dissertação

Título
A MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Propostas de atividades segundo a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem
Resumo
Este trabalho explora o conceito do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Acreditamos que, ao pensar uma maneira de todos os estudantes (com deficiência ou não) fazerem parte dos processos de ensino e de aprendizagem, estamos colocando em prática o que chamamos de inclusão. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver atividades de Matemática para o 6º ano do Ensino Fundamental II, que atendam às diversas necessidades de aprendizagem de estudantes de inclusão. Este trabalho conta com uma revisão de literatura, realizada na plataforma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, buscando verificar o que colegas já dissertaram sobre o assunto, encontrando apenas uma dissertação que trata sobre o DUA. Na realização do embasamento teórico, buscamos um histórico de leis que regem a Educação Inclusiva tanto no Brasil como no mundo. Ainda no embasamento teórico, apresentamos o conceito do DUA e realizamos uma pesquisa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) verificando como a Matemática e a Educação Inclusiva estão apresentadas. Como Produto Educacional, propomos um caderno pedagógico, com atividades segundo a perspectiva do DUA, que está dividido em cinco capítulos, um para cada Unidade Temática da disciplina de Matemática do 6º ano.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
MATEMÁTICA PARA TODOS: Atividades baseadas no Desenho Universal para Aprendizagem
Veículo
EduCAPES
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/903170      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]