Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIEGO DE SOUSA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
UMA ABORDAGEM DA TEORIA DA PROBABILIDADE UTILIZANDO SIMULADORES INTERATIVOS DESENVOLVIDOS COM BASE NA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH
Resumo
Os cálculos probabilísticos estão presentes nas nossas decisões diárias, desde escolhas simples, como atravessar a rua ou optar pelo menor caminho, até decisões mais complexas, como analisar riscos de investimentos na compra de ações de empresas. No entanto, os métodos de ensino tradicionais, focados exclusivamente em fórmulas e procedimentos, abordam essa teoria com exemplos restritos a lançamentos de dados, moedas, escolha de cartas de baralhos e bolas de urnas. Embora esses exemplos auxiliem no aprendizado, acabam se tornando exaustivos, pouco significativos e se distanciam da realidade prática dos alunos. Este trabalho tem como objetivo utilizar o Scratch, uma linguagem de programação interativa como ferramenta tecnológica para diversificar o contexto do ensino de conceitos de probabilidade, tornando mais acessível, dinâmico, interativo e significativo. Utilizamos a linguagem de programação Scratch para construir um simulador de uma máquina interativa digital, e a partir do funcionamento desse simulador, exemplificar, contextualizar e facilitar a introdução de diversos conceitos desta teoria como experimento aleatório, espaço amostral, evento, frequência relativa, cálculo da probabilidade da interseção, probabilidade da união, probabilidade binomial e cálculo do valor esperado. A linguagem de programação utilizada para o funcionamento da máquina também foi explorada com o propósito de integrar práticas de programação simultaneamente ao ensino desses conceitos de probabilidade, promovendo um contato mais prematuro dos alunos com a lógica de programação. A pesquisa é um Estudo de Caso aplicado em uma turma do 2º ano do novo ensino médio de uma escola pública estadual situada na periferia de Fortaleza. O estudo foi aplicado em três etapas sendo elas apresentação da plataforma do Scratch e construção da estrutura do simulador da máquina, apresentação da linguagem de programação Scratch e programação do funcionamento do simulador e utilização do simulador para abordagem da teoria da probabilidade. Posteriormente foi realizada a coleta de dados quali-quantitativos por meio da aplicação de questionário. A aplicação dessa abordagem mostrou potencial, pois os alunos relataram que o uso do simulador facilitou e tornou mais prático e dinâmico o ensino desses conteúdos. Apesar de algumas dificuldades operacionais, os alunos expressaram o desejo de utilizar esses recursos em outras aulas.
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