Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FERNANDO DE ALMEIDA SANTOS
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
RESOLUCÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM OS ESTUDANTES DO 6° ANO DA ESCOLA ESTADUAL GILBERTO ROLA
Resumo
Neste estudo, tratamos da Resolução de Problemas no Ensino de Matemática, com foco na aplicação em turmas de 6° ano na Escola Estadual Gilberto Rola, na Maísa, zona rural de Mossoró, RN. A pesquisa é qualitativa, visando identificar as contribuiçöes dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem de matemática, estimulando o pensamento crítico e a aplicação dos conhecimentos matemáticos. A resolução de problemas estimula o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento matemático, promovendo uma aprendizagem significativa. Inicialmente, exploramos os conceitos de \"problema\" e \"exercício\" na Matemática, destacando a importância da resolução de problemas ao longo da história. Investigamos a relevância dessa abordagem no ensino de matemática e o papel fundamental do professor no auxilio aos estudantes. Analisamos a implementação da metodologia, seus resultados e as dificuldades enfrentadas pelos alunos, assim como as estrategias utilizadas para supera-las. Os resultados mostraram que a resolução de problemas é essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos, promovendo o pensamento lógico e despertando interesse. Este estudo pode identificar lacunas no ensino de matemática e contribuir para o desenvolvimento de estrategias pedagógicas mais eficazes para melhorar o desempenho dos alunos.
[Download TCC]