MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THIAGO GALVAO BRITO LEITAO

UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campina Grande - PB

Dissertação

Título
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A crescente complexidade do mundo financeiro requer uma abordagem pedagógica eficaz que possibilite aos jovens adquirir competências necessárias para tomar decisões conscientes e responsáveis em suas vidas financeiras futuras. A relevância da educação financeira no contexto educacional contemporâneo é inegável, especialmente no que concerne ao desenvolvimento integral dos estudantes. Este estudo propõe aplicar uma sequência didática em Matemática Financeira destinada ao Ensino Fundamental II, mais precisamente ao 9º ano, visando capacitar os alunos na compreensão e aplicação dos conceitos financeiros básicos de forma prática e contextualizada. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória, buscando embasamento teórico em obras que abordam tanto a educação financeira quanto a didática de matemática e a implementação da sequência didática em sala de aula, analisando seus impactos na aprendizagem dos alunos. A dissertação oferece uma contribuição para a identificação de estratégias pedagógicas direcionadas para o ensino de conceitos financeiros, e para a elevação da qualidade do ensino.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Veículo
Plataforma EduCapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971831      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]