Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLECIO DOS SANTOS LIMA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA ABORDAGEM MAKER EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: estudo de campo em Delmiro Gouveia (AL)
Resumo
A integração entre a abordagem Maker e a resolução de problemas pode implicar importantes contribuições para o ensino e o aprendizado de geometria. Com efeito, a resolução de problemas, tanto como método quanto como conteúdo é fundamental para o aprendizado da matemática, enquanto a abordagem Maker incentiva os alunos a abordar desafios matemáticos de maneira prática. Isso pode estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a habilidade de resolver problemas. Por outro lado, a organização dos espaços internos da escola é essencial no desenvolvimento educacional dos alunos. Um espaço escolar bem estruturado pode ser motivador e estimulador às novas descobertas, desde que seja repleto de possibilidades para trabalhar as diversas competências e habilidades da educação, de um modo geral, e da matemática, de um modo específico. Nesse contexto, surgiu o seguinte questionamento; quais são os potenciais da aplicação da cultura Maker para o ensino de Geometria em uma escola da educação básica? Para estudar a problemática em torno dessa questão, propôs-se este trabalho, que teve por objetivo geral investigar possíveis contribuições de uma abordagem Maker no ensino e na aprendizagem de conteúdos de Geometria na educação básica; e como objetivos específicos desenvolver uma sequência didática para o ensino de Geometria por meio de uma abordagem Maker; aplicar uma sequência didática em uma turma do Ensino Médio de uma escola de tempo integral; analisar o conhecimento matemático adquirido pelos alunos ao longo da execução da sequência didática; identificar a percepção dos alunos em relação a sequência didática executada e avaliar o desenvolvimento de habilidades socioemociais e comportamentais Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa operacionalizada por meio de um estudo de caso. De um modo geral, os resultados da pesquisa indicaram que a sequência didática teve uma boa aceitação pelos estudantes, além de propiciar o aprendizado dos conteúdos apresentados em sala de aula.
[Download TCC]