MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DANIELLE DO NASCIMENTO LINS

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM STEAM: Um relato de experiência.
Resumo
Este trabalho reporta algumas contribuições da abordagem STEAM para o ensino de conceitos e técnicas da estatística descritiva que foram identificadas em uma experiência em sala de aula. O relato leva em consideração a elaboração e aplicação de uma sequência didática para uma turma da etapa VII do Ensino Médio da educação de jovens e adultos de uma escola estadual no município de Juazeiro-BA. A sequência didática foi elaborada de acordo com objetivos de aprendizagem definidos no currículo da turma e baseada em dados sobre acidentes de trânsito envolvendo motocicletas na região do Vale do São Francisco. A abordagem proporcionou um contexto prático para o aprendizado, abrangendo desde a coleta, organização, análise e visualização de dados reais até a elaboração de material informativo para conscientizar a comunidade escolar sobre as consequências desses acidentes e formas de prevenção. No decorrer das atividades, foram realizadas oficinas no laboratório de informática sobre planilhas eletrônicas para cálculo das medidas de tendência central, organização e visualização dos dados; o software Orange, uma ferramenta gratuita para visualização e análise de dados; e o Canva, para produção de cards informativos. Após a aplicação da sequência didática, observamos tanto um avanço do conhecimento teórico sobre medidas de tendência central e a construção e análise de gráficos, quanto o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação, colaboração e ética.
[Download TCC]