Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIELLE DO NASCIMENTO LINS
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM STEAM: Um relato de experiência.
Resumo
Este trabalho reporta algumas contribuições da abordagem STEAM para o ensino de
conceitos e técnicas da estatística descritiva que foram identificadas em uma
experiência em sala de aula. O relato leva em consideração a elaboração e aplicação
de uma sequência didática para uma turma da etapa VII do Ensino Médio da educação
de jovens e adultos de uma escola estadual no município de Juazeiro-BA. A sequência
didática foi elaborada de acordo com objetivos de aprendizagem definidos no currículo
da turma e baseada em dados sobre acidentes de trânsito envolvendo motocicletas
na região do Vale do São Francisco. A abordagem proporcionou um contexto prático
para o aprendizado, abrangendo desde a coleta, organização, análise e visualização
de dados reais até a elaboração de material informativo para conscientizar a
comunidade escolar sobre as consequências desses acidentes e formas de
prevenção. No decorrer das atividades, foram realizadas oficinas no laboratório de
informática sobre planilhas eletrônicas para cálculo das medidas de tendência central,
organização e visualização dos dados; o software Orange, uma ferramenta gratuita
para visualização e análise de dados; e o Canva, para produção de cards informativos.
Após a aplicação da sequência didática, observamos tanto um avanço do
conhecimento teórico sobre medidas de tendência central e a construção e análise de
gráficos, quanto o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como o
pensamento crítico, a criatividade, a comunicação, colaboração e ética.
[Download TCC]