MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LIDIANE CARLA OLIVEIRA FRANCO SILVA

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: uma proposta para estudantes do 2° ano do Ensino Médio
Resumo
A Educação Financeira tem sido recomendada pelos documentos norteadores da Educação Básica, especialmente pela necessidade de preparar os indivíduos para a tomada de decisões financeiras assertivas. Diante da necessidade da sua inserção no Ensino Médio, esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida com o objetivo de desenvolver uma Sequência Didática como recurso metodológico para a aprendizagem da Educação Financeira em uma turma de 2o ano do Ensino Médio da rede estadual de Juazeiro-Ba. Para isso, adotou-se como aporte teórico a Engenharia Didática e a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Com o intuito de identificar na literatura trabalhos relacionados à Educação Financeira por meio de sequências didáticas, realizou- se uma revisão sistemática de literatura, pelo método Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises, sendo considerado o recorte temporal de 2013 a 2023. Inicialmente, foram encontrados 53 trabalhos nas bases de dados selecionados, dos quais, após o processo de filtragem, 13 foram analisados. A análise desses trabalhos revelou uma carência de estudos voltados para investimentos de baixo risco, de fácil acesso que proporcionem aos estudantes conhecimentos que os motivassem a poupar e investir para o futuro. A partir desses estudos, foi elaborada e aplicada uma sequência, focada no conceito de Juros Compostos, em uma turma de 2o ano do Ensino Médio de um colégio estadual da cidade de Juazeiro-Ba, com a participação de a 43 estudantes. A análise dos dados obtidos permitiu identificar que a sequência didática oportunizou o desenvolvimento pensamento analítico nos estudantes, melhorando sua compreensão em relação a conceitos e produtos financeiros e tornando-os mais conscientes de riscos e oportunidades. Além disso, a sequência permitiu a manipulação de ferramentas, como planilhas, aplicativos e calculadora virtual que possibilitam utilizar os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano. Este estudo evidenciou que a utilização de sequências didáticas podem ser um meio eficaz para introduzir a Educação Financeira nas aulas de Matemática, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de compreender acontecimentos ao seu redor, tornando-os conscientes e críticos em relação às decisões financeiras que precisem tomar.
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