Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO DELON CARVALHO BARROS
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
A LÓGICA FUZZY À LUZ DA LINGUAGEM PYTHON COMO CONTRIBUTO PARA AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO ESCOLAR
Resumo
Esta dissertação explora o uso da lógica fuzzy à luz da linguagem Python como contributo
para auxiliar o diagnóstico escolar. Ao empregar estratégias práticas baseadas em lógica
fuzzy, busca-se otimizar o processo de aprendizado, levando em consideração a comple-
xidade das variáveis envolvidas no ambiente escolar. A análise abrange a personalização
de abordagens educacionais, considerando as diferentes necessidades dos alunos, promo-
vendo um ambiente propício para a dedicação e integrando o apoio da família de maneira
signicativa. Utilizando a linguagem Python, é possível implementar algoritmos baseados
em lógica fuzzy para criar um sistema exível e adaptável. Este sistema pode lidar com
as nuances do desenvolvimento acadêmico, melhorando assim o desempenho geral dos
estudantes.
Por meio de bibliotecas como scikit-fuzzy e numpy, é possível desenvolver
modelos que capturam a incerteza e a imprecisão presentes no ambiente educacional. A
personalização das abordagens educacionais pode ser implementada por meio de algorit-
mos que ajustam automaticamente o material didático com base no desempenho e nas
preferências individuais dos alunos. A lógica fuzzy proporciona uma estrutura adequada
para lidar com a variedade de informações e contextos presentes no processo educacional.
Além disso, a integração do apoio da família pode ser facilitada por meio de sistemas
que enviam feedbacks personalizados aos responsáveis, destacando o progresso e as áreas
de melhoria dos alunos. A linguagem Python oferece ferramentas para a criação de in-
terfaces interativas e relatórios automatizados que tornam a comunicação entre escola e
família mais eciente.
Portanto, este estudo não apenas destaca a importância da ló-
gica fuzzy como uma ferramenta ecaz no contexto educacional, mas também propõe a
aplicação prática desses conceitos por meio da implementação de algoritmos em Python,
promovendo um contributo para auxiliar no diagnóstico escolar.
[Download TCC]