MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO DELON CARVALHO BARROS

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
A LÓGICA FUZZY À LUZ DA LINGUAGEM PYTHON COMO CONTRIBUTO PARA AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO ESCOLAR
Resumo
Esta dissertação explora o uso da lógica fuzzy à luz da linguagem Python como contributo para auxiliar o diagnóstico escolar. Ao empregar estratégias práticas baseadas em lógica fuzzy, busca-se otimizar o processo de aprendizado, levando em consideração a comple- xidade das variáveis envolvidas no ambiente escolar. A análise abrange a personalização de abordagens educacionais, considerando as diferentes necessidades dos alunos, promo- vendo um ambiente propício para a dedicação e integrando o apoio da família de maneira signicativa. Utilizando a linguagem Python, é possível implementar algoritmos baseados em lógica fuzzy para criar um sistema exível e adaptável. Este sistema pode lidar com as nuances do desenvolvimento acadêmico, melhorando assim o desempenho geral dos estudantes. Por meio de bibliotecas como scikit-fuzzy e numpy, é possível desenvolver modelos que capturam a incerteza e a imprecisão presentes no ambiente educacional. A personalização das abordagens educacionais pode ser implementada por meio de algorit- mos que ajustam automaticamente o material didático com base no desempenho e nas preferências individuais dos alunos. A lógica fuzzy proporciona uma estrutura adequada para lidar com a variedade de informações e contextos presentes no processo educacional. Além disso, a integração do apoio da família pode ser facilitada por meio de sistemas que enviam feedbacks personalizados aos responsáveis, destacando o progresso e as áreas de melhoria dos alunos. A linguagem Python oferece ferramentas para a criação de in- terfaces interativas e relatórios automatizados que tornam a comunicação entre escola e família mais eciente. Portanto, este estudo não apenas destaca a importância da ló- gica fuzzy como uma ferramenta ecaz no contexto educacional, mas também propõe a aplicação prática desses conceitos por meio da implementação de algoritmos em Python, promovendo um contributo para auxiliar no diagnóstico escolar.
[Download TCC]