Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO MIRANDA BARROS
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
O USO DO GEOGEBRA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência didática com algumas estra-
o
tégias, a m de que o professor de Matemática do 2 ano do Ensino Médio possa utilizá-las,
para estruturar uma sequência didática com potencialidades de serem solucionadas e es-
tudadas por alunos com diculdades nesta disciplina. Fora desenvolvido por meio de uma
pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa realizada com alunos de duas turmas
o
do 2 ano do Ensino Médio, na cidade de Ipueiras, no Estado do Ceará. Foi utilizado o
software Geogebra, para uma aula lúdica e interativa, onde se usa a tecnologia em favor
dos alunos. Ademais, os exercícios matemáticos e a resolução de problemas como meto-
dologia de ensino têm um espaço signicativo no processo de ensino e aprendizagem da
matemática. Assim, foi utilizada a pesquisa por meio de referencial teórico de autores li-
gados à área da matemática dos processos de aprendizagem, através de um estudo de caso,
como também foi realizado um levantamento das principais características que geravam
indiferença dos alunos em relação às atividades propostas e com base nestes resultados,
algumas intervenções foram feitas de modo a aperfeiçoar a sequência didática apresentada
neste trabalho. Obteve-se, uma mudança relevante da atitude dos alunos diante da nova
sequência didática proposta, com coleta de dados por meio de questionários, no formato
de google forms. Portanto, com o método tecnológico do Geogebra, sendo efetivada a
pesquisa, foi percebido como a mesma corrobora conjunto com a importância do meio
tecnológico e de novas metodologias, para um melhor processo de ensino/aprendizagem
da matemática.
[Download TCC]