MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO MIRANDA BARROS

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
O USO DO GEOGEBRA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência didática com algumas estra- o tégias, a m de que o professor de Matemática do 2 ano do Ensino Médio possa utilizá-las, para estruturar uma sequência didática com potencialidades de serem solucionadas e es- tudadas por alunos com diculdades nesta disciplina. Fora desenvolvido por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa realizada com alunos de duas turmas o do 2 ano do Ensino Médio, na cidade de Ipueiras, no Estado do Ceará. Foi utilizado o software Geogebra, para uma aula lúdica e interativa, onde se usa a tecnologia em favor dos alunos. Ademais, os exercícios matemáticos e a resolução de problemas como meto- dologia de ensino têm um espaço signicativo no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Assim, foi utilizada a pesquisa por meio de referencial teórico de autores li- gados à área da matemática dos processos de aprendizagem, através de um estudo de caso, como também foi realizado um levantamento das principais características que geravam indiferença dos alunos em relação às atividades propostas e com base nestes resultados, algumas intervenções foram feitas de modo a aperfeiçoar a sequência didática apresentada neste trabalho. Obteve-se, uma mudança relevante da atitude dos alunos diante da nova sequência didática proposta, com coleta de dados por meio de questionários, no formato de google forms. Portanto, com o método tecnológico do Geogebra, sendo efetivada a pesquisa, foi percebido como a mesma corrobora conjunto com a importância do meio tecnológico e de novas metodologias, para um melhor processo de ensino/aprendizagem da matemática.
[Download TCC]