Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SUELLEN BARRETO VASCONCELOS
UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA
Dissertação
Título
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: uma proposta de atividades para alunos do 6º ano do ensino fundamental da Educação do Campo
Resumo
A dissertação buscou responder ao problema: “como tornar o Ensino da Matemática
significativo, com a utilização de temáticas da Educação Financeira, para os educandos
atendidos pela Escola do Campo Professora Benedita Lima Araújo?” Para tanto, veio
com o objetivo geral de promover um Ensino de Matemática através de atividades com
temáticas que envolvem a Educação Financeira aplicada ao contexto camponês e que
exploram habilidades da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Seus objetivos
específicos foram o de envolver os alunos em discussões sobre o cotidiano do campo e
sua relação com a Educação Financeira; e estimular o desenvolvimento de habilidades
da Matemática nos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Os procedimentos técnicos
utilizados foram a Pesquisa de Campo realizada com alunos do 6º ano do ensino
fundamental, onde foram analisados seus desempenhos e motivação diante das
atividades propostas; e a Pesquisa Bibliográfica, que trouxe a fundamentação teórica
sobre o Ensino da Matemática, a Educação Financeira e a Educação do Campo. Assim,
foi aplicado inicialmente um questionário com o objetivo de verificar a visão dos alunos
sobre a Matemática e Educação Financeira; posteriormente foram aplicadas 05
atividades que exploram temáticas da Educação Financeira aplicadas no contexto do
campo vivenciado pelos alunos e com tarefas que exploram habilidades da Matemática;
e por fim, foi aplicado o questionário final com intuito de verificar se as atividades
trouxeram mudança de percepção com relação ao Ensino da Matemática e da Educação
Financeira para o aluno. Dessa forma, a Pesquisa fez uma abordagem quali-quantitativa,
pois assim como buscou valorizar o processo de aprendizado de cada aluno, levando-se
em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades, também buscou mostrar
quantitativamente dados relevantes à dissertação. Ao final da Pesquisa foi possível
concluir que a aplicação de atividades contextualizadas e que envolvem o contexto
socioeconômico e cultural dos alunos é um caminho de sucesso para o Ensino da
Matemática e nesse sentido, o problema apresentado foi devidamente solucionado
através do alcance do objetivo
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