MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SUELLEN BARRETO VASCONCELOS

UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA

Dissertação

Título
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: uma proposta de atividades para alunos do 6º ano do ensino fundamental da Educação do Campo
Resumo
A dissertação buscou responder ao problema: “como tornar o Ensino da Matemática significativo, com a utilização de temáticas da Educação Financeira, para os educandos atendidos pela Escola do Campo Professora Benedita Lima Araújo?” Para tanto, veio com o objetivo geral de promover um Ensino de Matemática através de atividades com temáticas que envolvem a Educação Financeira aplicada ao contexto camponês e que exploram habilidades da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Seus objetivos específicos foram o de envolver os alunos em discussões sobre o cotidiano do campo e sua relação com a Educação Financeira; e estimular o desenvolvimento de habilidades da Matemática nos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Os procedimentos técnicos utilizados foram a Pesquisa de Campo realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, onde foram analisados seus desempenhos e motivação diante das atividades propostas; e a Pesquisa Bibliográfica, que trouxe a fundamentação teórica sobre o Ensino da Matemática, a Educação Financeira e a Educação do Campo. Assim, foi aplicado inicialmente um questionário com o objetivo de verificar a visão dos alunos sobre a Matemática e Educação Financeira; posteriormente foram aplicadas 05 atividades que exploram temáticas da Educação Financeira aplicadas no contexto do campo vivenciado pelos alunos e com tarefas que exploram habilidades da Matemática; e por fim, foi aplicado o questionário final com intuito de verificar se as atividades trouxeram mudança de percepção com relação ao Ensino da Matemática e da Educação Financeira para o aluno. Dessa forma, a Pesquisa fez uma abordagem quali-quantitativa, pois assim como buscou valorizar o processo de aprendizado de cada aluno, levando-se em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades, também buscou mostrar quantitativamente dados relevantes à dissertação. Ao final da Pesquisa foi possível concluir que a aplicação de atividades contextualizadas e que envolvem o contexto socioeconômico e cultural dos alunos é um caminho de sucesso para o Ensino da Matemática e nesse sentido, o problema apresentado foi devidamente solucionado através do alcance do objetivo
[Download TCC]