Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCAS CERQUEIRA MASCARENHAS
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana - BA
Dissertação
Título
PROGRESSÃO ARITMÉTICA E PROGRESSÃO GEOMÉTRICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA GEOMETRIA FRACTAL
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de auxiliar os docentes do ensino básico com uma
didática não convencional, fomentando o interesse dos estudantes do Ensino Médio de uma instituição pública do
estado da Bahia em relação às progressões aritméticas e geométricas a partir de uma didática baseada na perspectiva
da Geometria Fractal. O desenho metodológico foi delineado por meio de uma sequência pedagógica estruturada em
termos dos elementos históricos, epistemológicos e desafiadores que justificam a razão de ser destes objetos
matemáticos, tanto das progressões quanto da geometria fractal. Na parte experimentação, observou- se que os
discentes absorveram o assunto sem o convencional método de memorização de fórmulas, assim, tornando o
aprendizado desafiador e interessante extraindo da matéria sua mais pura essência.
[Download TCC]