MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PATRICIA COSTA CARDOSO

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana - BA

Dissertação

Título
Estudando as equações no ensino fundamental: um caminho pela história e resolução de problemas
Resumo
O conhecimento matemático é de fundamental importância no mundo contemporâneo devido à sua aplicabilidade e à sua colaboração na formação de cidadãos críticos e atuantes perante às questões sociais. Diante das inquietações e indagações dos alunos sobre o uso, a compreensão e a aplicação da matemática no cotidiano, faz-se necessária a busca por soluções para os desafios de uma educação integral, nas quais competências e habilidades sejam desenvolvidas visando garantir as aprendizagens essenciais da educação básica a que todos os estudantes têm direito. Este trabalho tem como objetivo orientar a prática pedagógica para o ensino de equações em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, percorrendo o caminho histórico e utilizando também a resolução de problemas como propostas metodológicas para o estudo das equações do 1o e 2o graus, além de sugerir uma abordagem para introdução ao ensino das equações diofantinas lineares de forma prática com situações problemas no contexto da vida real. Foram elaboradas três sequencias didáticas contemplando a história da matemática e a resolução de problemas fazendo uso de metodologias ativas e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, como propostas para implementação dessas práticas pedagógicas na busca por uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
[Download TCC]