Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LETICIA ARANTES DOS SANTOS
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
INTEGRAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS EQUAÇÕES LINEARES
Resumo
A Avaliação não deveria ser relacionada a uma simples aplicação de provas, ela deve ser tratada
de forma mais estruturada e principalmente que não leve o aluno a uma frustração. O aluno deve
ter a oportunidade de refazer os cálculos, com algum contexto que o faça lembrar-se de seu
aprendizado. Neste contexto, propomos uma ferramenta autônoma e com resposta em tempo real,
usando a plataforma do Moodle, uma prática de avaliação, na qual o aluno tem a oportunidade
de tomar decisões sobre refazer ou não, os cálculos de uma resposta errada, com um lembrete de
conteúdo, tudo isso em tempo real. Usamos o sistema de equações lineares de duas equações com
duas variáveis, como uma sequência de atividades a serem avaliadas. O método utilizado para
concretizar nossa proposta foi explorar as ferramentas do Moodle, por meio de tentativas de erro.
Neste sentido, geramos uma ferramenta, com um fluxo de atividades, envolvendo decisões em
cada etapa da avaliação, que permitem o desenvolvimento da capacidade crítica e autonomia do
aluno, contribuindo com a possibilidade de aplicação em outras situações, assim como também
torná-lo mais abrangente.
[Download TCC]