Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SANYA SOUSA CARDOSO
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DAS QUESTÕES MODELO ENEM
Resumo
Vivemos em uma era tecnológica na qual a sociedade se reinventa com o uso da tecnologia e o
rápido acesso à informação, tornando necessário que os educadores utilizem diferentes meios
para disseminar informações em suas aulas, facilitando a compreensão dos conceitos relacionados
à Estatística. A abordagem pedagógica desta pesquisa busca permitir que os estudantes construam
um conhecimento significativo sobre os conteúdos de Estatística, capacitando-os a utilizá-lo fora
do contexto da sala de aula ou em exames externos. Com o intuito de aproximar a Estatística da
realidade dos estudantes, foi desenvolvido o questionário Perfil dos Estudantes, formando um
banco de dados que , posteriormente, foi utilizado para adaptar questões do Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem). Durante a realização deste trabalho, percebeu-se que o ensino da
Estatística no ensino médio, ao utilizar metodologias que fazem parte do círculo de convivência
dos estudantes, como dados familiares, escolares e pessoais, proporciona um ambiente que
desperta o interesse dos alunos e favorece o processo de ensino e aprendizagem.
[Download TCC]