Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAROLINE FRIEDEL
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC
Dissertação
Título
O Ensino do conceito de Área através da Resolução de Problemas
Resumo
A pesquisa, intitulada \"O Ensino do conceito de Área através da Resolução de Problemas\", propõe uma abordagem alternativa para o ensino de Matemática, contrastando com a sistemática tradicional, ao aplicar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no ensino de Áreas de polígonos em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. A pergunta central que norteia a pesquisa é: quais são os reflexos da implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no ensino do conceito de Área com estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais)? Inicialmente, a pesquisa estabelece uma base teórica sobre Resolução de Problemas, detalhando a Metodologia que será implementada durante a pesquisa. Na sequência, fornece a fundamentação teórica relacionada ao ensino e cálculo de Áreas. Com base nesses fundamentos, foi desenvolvida uma sequência didática direcionada para o ensino de Áreas no Ensino Fundamental (Anos Finais). Essa sequência didática consiste em seis atividades que foram aplicadas em sala de aula utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, cinco problemas geradores em relação ao tema Áreas, e, uma atividade que propõe a proposição de problemas pelos estudantes. O caráter da pesquisa é qualitativo, adotando o procedimento de investigação-ação. Os dados coletados durante a pesquisa, incluindo documentações, anotações em um caderno de observações da professora pesquisadora e gravações, foram analisados e detalhados a fim de verificar os reflexos da implementação dessa Metodologia. Os resultados da pesquisa indicam por um lado, melhorias no envolvimento dos estudantes e no desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e maior autonomia dos estudantes, e, por outro lado, desafios, como a resistência à mudança do modelo de ensino tradicional. Com base na sequência didática aplicada em sala de aula, foi desenvolvido um Produto Educacional compreendendo um caderno de problemas, estruturado em duas partes: uma direcionada aos estudantes, contendo os problemas geradores, e outra destinada aos professores, apresentando considerações didáticas e metodológicas. Esse recurso tem como objetivo permitir que outros professores possam replicar essa abordagem em suas práticas educacionais.
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