MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOAO RICARDO SCHWAMBACH

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC

Dissertação

Título
Matemática financeira: a Matemática nos financiamentos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância e o impacto que a matemática financeira, e seu ensino bem aplicado, tem em auxiliar os alunos do ensino médio a tomarem decisões mais conscientes em torno deste tema. O estudo foi motivado pela percepção da carência no conhecimento que os estudantes necessitavam, conside- rando que muitos destes já trabalham e até mesmo contribuem com a renda familiar, e pela baixa informação repassada em sala de aula considerando o plano estadual de ensino e os livros didáticos atuais. O estudo e a aplicação foram realizados ba- seados na metodologia da Engenharia didática e em relação ao plano de ensino do estado de Santa Catarina, com turmas da terceira série do Ensino Médio. Da dor ini- cial, começou o estudo em volta do tema, em que anteriormente os estudantes eram apresentados apenas a assuntos breves e fórmulas decoradas de aplicação de juros. Com a nova abordagem, a ideia seria apresentar esses mesmos estudantes a temas como sistemas de amortização e tomada de decisão sobre compras a prazo e à vista, baseando-se na utilização do dinheiro e em quanto esta quantia será equivalente após um determinado período. Após a aplicação, espera-se que o estudante possa analisar melhor suas opções em torno da utilização do dinheiro, tomando decisões conscientes e racionais. Para isso foi elaborada uma sequência didática com 8 atividades em que a primeira e a segunda atividades tratam de porcentagem, um conteúdo já trabalhado no ensino fundamental, e a terceira e a quarta atividades tratam de juros simples e juros compostos, conteúdo já programado na grade de ensino. A partir da quinta ati- vidade são trazidos conteúdos que não fazem parte da grade de ensino. A quinta e a sexta atividades têm como objetivo o aluno ver o dinheiro no presente e no futuro e, assim, conseguir tomar a decisão: se vale mais apena comprar a prazo ou comprar à vista. Nas últimas duas atividades são trabalhados os sistemas de amortização mais utilizados, o SAC e o PRICE.
[Download TCC]