Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JONATHAN EDUARDO WEBER
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC
Dissertação
Título
Recorrências: Teoria e aplicações no processo de ensino-aprendizagem
Resumo
Esta dissertação investiga sistemas modelados por uma ou mais recorrências e as
sequências que constituem suas soluções. A partir desse estudo teórico, são apresen-
tadas propostas de exercícios voltadas para o contexto educacional, com o objetivo de
conectar a modelagem matemática à prática pedagógica. Nesta pesquisa, são explora-
das as recorrências como meio de modelar fenômenos discretos, como o crescimento
populacional e as interações entre as populações das espécies de uma comunidade e
é mostrado como suas soluções, representadas por sequências, podem ser utilizadas
didaticamente. A aplicação de recorrências no ensino tem como intuito permitir que
os alunos compreendam de forma prática a evolução de fenômenos reais e revisem
conceitos matemáticos importantes, tais como, progressões geométricas, equações
quadráticas, sistemas de equações lineares e matrizes. Além disso, essa abordagem
visa promover uma interdisciplinaridade da matemática com a biologia, tornando a
aprendizagem mais significativa e contextualizada.
[Download TCC]