Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDREY CAMURCA DA SILVA
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS DE MATEMÁTICA
Resumo
Recentemente, sistemas de Inteligência Artificial (IA) voltados para o processamento de linguagem natural geraram um clima de entusiasmo e preocupações, principalmente no contexto educacional. Chats baseados em Grandes Modelos de Linguagem (GML), como o ChatGPT, demonstraram capacidade de produzir textos em linguagem natural sobre uma ampla gama de assuntos e realizar tarefas diversas, como a elaboração de um item (questão) sobre um determinado assunto de matemática. Na prática, o usuário pode fornecer condições, parâmetros e instruções ao chat, obtendo respostas ou até novas perguntas sobre o tema discutido. Considerando o potencial dessas ferramentas, este estudo investigou a aplicação de ferramentas gratuitas que utilizam IA generativa na construção e revisão de itens de múltipla escolha. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como aplicada, de natureza qualiquantitativa, e se constitui como bibliográfica, documental e experimental. Os chats utilizados foram o ChatGPT, baseado no Modelo GPT 3.5, e o Bing Chat. O estudo apresentou orientações e protocolos em linguagem natural que podem ser fornecidos aos chats para a elaboração ou revisão de itens de matemática relacionados a habilidades específicas. Alguns dos itens criados a partir desses protocolos e ferramentas compuseram um teste composto por 20 itens que contemplam habilidades preconizadas pela Matriz de Referência do Saeb. Este teste foi respondido por 61 estudantes do 9o ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Terra Santa, Pará. Os resultados indicaram que os chats apresentaram problemas em todas as partes de um item: enunciado, suporte, comando e alternativas. No entanto, os chats também demonstraram capacidade de compreender as habilidades solicitadas e formular situações que as envolvam. Alguns itens produzidos com o auxílio dos chats e revisados pelo autor mostraram bom poder discriminativo, sugerindo que as ferramentas foram úteis para o processo de elaboração de itens de matemática, desde que aprimoradas pelo docente/elaborador.
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