Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALLAN ARAUJO ALMEIDA
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
Uma proposta de oficina pedagógica: explorando a multiplicação da teoria à prática
Resumo
Este trabalho aborda estratégias promissoras no ensino da multiplicação, buscando enriquecer e oportunizar o aprendizado dos alunos, visto que a multiplicação é uma operação difícil que apresenta vários erros durante o aprendizado. Inicialmente, uma revisão da literatura destaca métodos de multiplicação utilizados por antigas civilizações, jogos pedagógicos, o papel da tabuada e oficinas pedagógicas como facilitadores do ensino da multiplicação. É importante ressaltar que a multiplicação
desempenha um papel fundamental na matemática e é uma competência importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico e a solução de problemas. Caso um estudante não tenha domínio da multiplicação, isso pode gerar falta de interesse em aprender novos conceitos matemáticos, ocasionando uma variedade de desdobramentos desfavoráveis que prejudicam diretamente seu desenvolvimento acadêmico. Apresentamos como recurso didático a Tábua de Pitágoras, o Método Gelosia e o jogo pedagógico Gelosiando. O foco principal está voltado para a proposta da Oficina \"Explorando a Multiplicação da Teoria à Prática\", que une os três recursos didáticos mencionados. Relatamos a experiência da aplicação dessa oficina em uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental (EF) no Grupo Escolar Frederico Smith Lima (GEFSL) e analisamos os resultados obtidos. A análise apresentada evidencia que a oficina proposta revelou-se verdadeiramente “cirúrgica”, desvelando uma abordagem precisa e eficaz. O panorama anterior, no qual uma proporção significativa de alunos cometia equívocos em cálculos de multiplicação, foi revertido, refletindo o êxito notável da intervenção.
[Download TCC]