Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDUARDO MARTIN BORGES DOS SANTOS JUNIOR
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
Jogando e Aprendendo: Uma Experiência com o Aplicativo Uma Jornada Matemágica
Resumo
Este estudo investiga a aplicação e avaliação do jogo educacional “Uma Jornada Matemágica”, um RPG, na disciplina “Para Além dos Números”. Inicialmente, contextualiza-se a relevância crescente da integração de tecnologias na Educação Matemática. O objetivo é examinar o impacto desse jogo no ambiente educacional,
especialmente no ensino de conceitos matemáticos como equações e geometria, com base em estudos anteriores sobre tecnologias na área. Detalha-se o processo de elaboração do jogo, desde a escolha da plataforma RPG Maker MV até a criação da trama, personagens e desafios matemáticos. O jogo é implementado em três salas
de aula do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Baden Powell, em Eunápolis, Bahia, Brasil, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os próprios alunos participando ativamente. Uma análise indutiva é conduzida nos questionários pós-jogo preenchidos por 66 alunos, visando compreender
suas experiências. Os resultados revelam uma recepção positiva e uma abordagem motivadora, indicando que o jogo promoveu uma aprendizagem ativa e colaborativa, além de facilitar o desenvolvimento de habilidades matemáticas e estimular o intercâmbio de ideias entre os alunos. Por fim, destaca-se a perspectiva do educador sobre os desafios enfrentados durante a aplicação do jogo em sala de aula, enriquecendo a análise. Essas reflexões visam não apenas impulsionar o uso de jogos educacionais na Educação Matemática, mas também fornecer insights para orientar futuras implementações e aprimoramentos no cenário educacional.
[Download TCC]