Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIO ALMEIDA DO NASCIMENTO JUNIOR
UEA - Universidade do Estado do Amazonas - Manaus - AM
Dissertação
Título
Um Salto Matemático No Metaverso: Ensino Da Geometria Espacial Na Realidade Imersiva
Resumo
O avanço tecnológico trouxe consigo novas oportunidades para a educação, especialmente com a ascensão dos ambientes virtuais tridimensionais, conhecidos como metaversos. O ensino de geometria espacial no metaverso é uma abordagem inovadora para revitalizar a compreensão dos alunos sobre conceitos tridimensionais. Nesse ambiente virtual imersivo, a visualização de sólidos geométricos é mais intuitiva, estimulando a compreensão. A colaboração entre alunos é facilitada, independentemente da localização física, promovendo uma aprendizagem mais envolvente e colaborativa. Além disso, a aplicação prática dos princípios geométricos é incentivada por meio da resolução de desafios do mundo real em cenários virtuais. Embora desafios tecnológicos e de formação de professores existam, o potencial para transformar o ensino da geometria espacial e inspirar uma nova geração de estudantes é evidente. O trabalho investiga o potencial do metaverso no ensino da geometria espacial, explorando as vantagens de aprender geometria em um ambiente imersivo, discutindo estratégias pedagógicas eficazes e ao final é apresentado uma aula na qual os alunos de uma turma do nono ano do ensino fundamental II utilizaram o ambiente desenvolvido neste trabalho. Ilustrando assim como o metaverso pode revolucionar o ensino da geometria espacial, proporcionando uma compreensão mais profunda e envolvente dos conceitos geométricos.
[Download TCC]