Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WILLIAM MASCIA RESENDE
UFLA - Universidade Federal de Lavras - Lavras - MG
Dissertação
Título
O USO DE FORMULÁRIOS INTERATIVOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS
Resumo
Durante a pandemia do Covid-19, o uso de aulas remotas destacou a importância das tecnologias digitais no ensino da matemática. Atualmente, temos uma geração de estudantes profundamente conectada às mídias digitais, com acesso instantâneo a uma vasta quantidade de informações, o que transforma a dinâmica educacional e exige novas abordagens pedagógicas para engajar os alunos e garantir a eficácia do aprendizado. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo apresentar uma forma de orientar o estudo diário dos alunos por meio do uso de mapas mentais interativos, aqui chamados de formulários interativos. Nesses formulários, conceitos e fórmulas são vinculados a vídeos disponíveis na internet, utilizando hiperlinks de maneira interativa. Esse trabalho apresenta uma sequência para o professor de como criar um formulário, vincular vídeos e estabelecer o link de cada fórmula matemática com seu respectivo vídeo, além de uma atividade prática para a construção desse formulário. Também é fornecida uma fundamentação teórica para embasar o material apresentado.
[Download TCC]