Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANILO PEREIRA DOS SANTOS
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Ensino Exploratório e a aprendizagem dos Números Inteiros e Racionais: Experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Resumo
A Educação Matemática tem ganhado espaço no cenário educacional, uma vez que a
necessidade urgente de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas diversas
modalidades da Educação Básica tem impulsionado pesquisas na área. Nesse contexto e na
busca por métodos que possam influenciar positivamente o processo de ensino e aprendizagem
da Matemática, destaca-se o ensino exploratório enquanto abordagem didática. O ensino
exploratório visa contribuir, a partir do diálogo crítico e reflexivo entre professores e estudantes,
para o desenvolvimento conceitual e mediacional em Matemática. Nesta pesquisa, assumimos
o ensino exploratório tendo como recorte conceitual os números inteiros e racionais na
Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente estudo teve como objetivo geral compreender
o ensino exploratório e sua abordagem na EJA mediante análises dos registros e das
participações dos estudantes, nas tarefas matemáticas - de natureza exploratória, e nas
avaliações diagnósticas. Além disso, foram realizadas reflexões acerca da postura do professor
no processo pedagógico para verificar ações que influenciam nas decisões dos alunos. As
tarefas foram construídas tendo como parâmetro outros trabalhos desenvolvidos com relação
aos conteúdos envolvendo os números inteiros e racionais. Participaram deste estudo duas
turmas da EJA do segundo segmento, 7ª e 8ª etapas, com a presença de 36 estudantes de uma
escola pública do Distrito Federal. As etapas da pesquisa foram: avaliação diagnóstica, para
aferir o nível de conhecimento prévio dos alunos, dar base às ações interventivas e à elaboração
das tarefas matemáticas; desenvolvimento das tarefas; e, por fim, avaliação pós-diagnóstica,
para analisar a evolução na aprendizagem dos alunos. Os dados foram construídos por meio da
observação e do diálogo crítico, da participação e dos registros dos estudantes nas avaliações e
nas tarefas. Os resultados indicam que os estudantes quando são integrados em um ambiente de
compartilhamento e interação produzem respostas inovadoras para as tarefas matemáticas
apresentadas e novas aprendizagens conceituais são geradas a partir da interação entre
estudantes e entre estes e o professor.
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