Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ELISANGELA FERNANDES CERQUEIRA
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos: uma abordagem exploratória
Resumo
Estratégias de ensino que possibilitem argumentação, comunicação e construção do raciocínio
matemático promovem ao estudante meios de exercer a própria cidadania. Nesse sentido, percebe-se no
ensino exploratório uma possibilidade de desenvolver essas habilidades, por meio de tarefas matemáticas
para turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA - de modo que esse estudante seja capaz de
construir o próprio conhecimento. Essa dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar o
desenvolvimento de tarefas matemáticas, de estudantes da EJA, da rede pública do Distrito Federal, para
verificar aspectos que indiquem aprendizagem referentes ao raciocínio combinatório. A pesquisa
apresenta o desenvolvimento de três tarefas matemáticas, sendo que a primeira delas refere-se a uma
avaliação diagnóstica, com a finalidade de verificar habilidades consideradas necessárias, sob o olhar da
professora-pesquisadora, para desenvolver o entendimento sobre Análise Combinatória. As outras duas
referem-se às tarefas desenvolvidas em grupo, na perspectiva do ensino exploratório, para 71 estudantes
de duas escolas da 3ª etapa do 3º segmento da EJA. A fundamentação teórica baseou-se em autores
como Canavarro (2011) e Stein (2008) e Ponte (2014). Os resultados mostraram que o trabalho em grupo
com as tarefas favoreceu a argumentação e a discussão matemáticas. Assim, foi possível concluir que o
desenvolvimento de tarefas matemáticas de Análise Combinatória desenvolvidas na perspectiva do
Ensino Exploratório é uma possibilidade para promoção da aprendizagem desses estudantes.
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