Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EMILIE RODRIGUES PEDRECAL
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Aprendizagem Matemática na Metodologia Ativa Método Trezentos à luz da Ética dos Afetos de Espinosa.
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de análise de uma metodologia ativa à luz da teoria dos afetos, proposta por Espinosa, e visa investigar como esta teoria pode ser
verificada como potencializadora das aprendizagens, em particular, na Metodologia Ativa Método Trezentos. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura a fim
de sistematizar os principais aspectos contidos na Ética dos Afetos. Analisou-se também os aspectos principais contidos no Método Trezentos. Posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo a partir de depoimentos de professores e de estudantes que participaram da aplicação do Método Trezentos em diversos contextos educacionais a partir da literatura disponível. Os resultados obtidos indicam que o Método Trezentos é capaz de despertar afetos positivos nos estudantes, como também constitui em si próprio um afeto positivo, pois seus elementos coincidem com aqueles propostos por Espinosa.
[Download TCC]