MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCIO LUCAS DE FREITAS

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
Uma Tarefa Matemática de função Afim na perspectiva do Ensino Exploratório com o uso do carneiro hidráulico.
Resumo
O papel transformador da escola, seja enquanto provedora de conhecimento ou espaço de interação, observação e aprendizado, mantém sua relevância inalterada, e talvez, em tempos pós-pandemia, sua importância seja ainda mais destacada. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral investigar de que modo uma tarefa matemática na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM) sobre o conceito de função afim com o uso do carneiro hidráulico contribui para a aprendizagem. A tarefa matemática vinculou o cálculo do volume de um reservatório à operação de um carneiro hidráulico, um dispositivo para bombear água, por meio de uma função afim. A tarefa matemática, que visava aproximar conhecimentos teóricos à prática da vida cotidiana, foi realizada em uma turma de estudantes do Ensino Médio regular em uma área rural de uma Região Administrativa do Distrito Federal. Como parte da atividade, exibimos o filme \"O menino que descobriu o vento\", baseado em uma história real que narra a jornada de um jovem aldeão que transforma a vida de sua comunidade por meio da educação. A fundamentação teórica desta dissertação baseou-se em contribuições de autores que investigam tarefas matemáticas no âmbito do Ensino Exploratório de Matemática (EEM). Os resultados obtidos indicam que as tarefas matemáticas vinculadas ao EEM desempenham um papel substancial no estímulo à participação e interação dos estudantes. Simultaneamente, elas despertam o interesse pela pesquisa e exploração da realidade em que vivem, tanto dos alunos quanto dos docentes. Esse enfoque prático e contextualizado não apenas fortalece a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também promove um engajamento mais profundo com o ambiente ao redor, tornando o aprendizado mais relevante e significativo.
[Download TCC]