Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RICARDO JOSE DE OLIVEIRA PAULA
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Princípio de Indução Finita: uma possibilidade para a educação básica
Resumo
As abordagens e discussões apresentadas nesta dissertação possuem como objetivo central
mostrar aos professores e estudantes um recurso de demonstração formal para fórmulas
apresentadas na educação básica. O recurso escolhido para a execução das demonstrações
formais foi o intitulado Princípio de Indução Finita (P.I.F.). Portanto, vale ressaltar que
o tema escolhido neste trabalho possui relevância no que tange ao estudo da importância
das demonstrações de fórmulas que são apresentadas na Educação Básica e, em especial,
ao método intitulado P.I.F. Trata-se de um método matemático que envolve o conjunto
dos números naturais (N) muito utilizado nas disciplinas de teoria do números, geometria, análise combinatória, etc. O matemático Giuseppe Peano (1858-1932) estabeleceu
os axiomas necessários para que pudéssemos descrever o conjunto dos números N. Neste
trabalho, o leitor encontrará algumas variações para a escrita destes quatro axiomas.
De um modo especial, abordaremos o quarto axioma de Peano que também é conhecido como axioma de indução e que servirá como base para o método da demonstração
pelo P.I.F. A organização em que os temas são apresentados ao leitor segue uma ordem
didaticamente escolhida para que o conteúdo possa ser bem compreendido tanto pelos
professores quanto pelos estudantes que eventualmente venham a realizar a leitura deste
trabalho. Apresenta-se ao leitor tópicos relacionados a: um pouco a respeito do conjunto
dos N e também de Giuseppe Peano; a legislação que incentiva o uso de métodos que
levam o desenvolvimento do pensamento crítico; demonstrações por meio do P.I.F. aplicadas ao ensino médio; aplicações do P.I.F. mediante uso de material concreto e, por fim,
apresentação do questionário aplicado aos professores e análise dos resultados.
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